A 11.ª Conferência Internacional sobre Turismo Sustentável decorre de 24 a 26 de setembro de 2024 em Sevilha, Espanha.
Esta Conferência tem registado elevado sucesso ao longo dos anos, provavelmente pela constatação de que, hoje, o turismo é uma componente importante do desenvolvimento, não apenas em termos económicos, mas também contribui fortemente para o conhecimento e bem-estar das pessoas.
As sociedades beneficiam do turismo de muitas maneiras. Novas formas de atividade económica que conduzem a uma maior riqueza dependem do turismo. O turismo tem a capacidade de melhorar a nossa perceção do mundo, promove o bem-estar humano, tanto pelo prazer de descobrir novos territórios como pelos contactos que se fazem com sociedades e culturas próximas ou distantes.
No entanto, o turismo deu origem a algumas preocupações sérias, incluindo transformações sociais e impactes ecológicos. Muitas culturas locais antigas praticamente perderam a sua identidade devido ao facto de as suas sociedades terem orientado a sua economia apenas para esta atividade. Tanto as paisagens naturais como as culturais, rurais ou urbanas também têm pago um preço elevado por certas formas de turismo. Os ecossistemas naturais estão a tornar-se uma raridade no planeta e os ecologistas falam hoje em “socioecossistemas”. A educação ambiental no turismo enfrenta um grande desafio na abordagem destas preocupações.
Os desenvolvimentos tecnológicos e sociais associados ao turismo também desempenham um papel ambiental importante, afectando fortemente as mudanças naturais inerentes ao ecossistema da terra (a "ecosfera"). As mudanças tecnológicas e sociais, que são inerentes à humanidade (a “noosfera”), estão agora a generalizar-se. As paisagens naturais e a biodiversidade são cada vez mais apreciadas e o turismo deve ser capaz de responder a estas aspirações.
Esta conferência visa promover formas de proteger a paisagem natural e cultural através do desenvolvimento de estratégias de desenho e gestão que minimizem os efeitos adversos do turismo. Isto pode ser alcançado através do envolvimento e da colaboração ativa de planeadores, promotores, engenheiros, cientistas e da sociedade como um todo.