A final da competição de startups da OMT, uma iniciativa organizada em associação com a Globalia, o principal grupo de turismo da Espanha e da América Latina, realiza-se a 20 de janeiro 2020. Esta 2.ª edição recebeu candidaturas de 150 países. Os finalistas apresentam os seus projetos em Madrid. Sete recebem prémios nas suas respetivas categorias. O objetivo é alcançar um futuro sustentável e rentável através da tecnologia e da inovação. Esta iniciativa é apoiada por parceiros como o Turismo de Portugal, Telefónica, Amadeus, Intu Costa del Sol, IE Africa Center e Distrito Digital Valencia, entre outros.
// Categorias a concurso:
_ Deep Tech, rethinking location and geolocation: com o apoio da Amadeus, o objetivo desta categoria é selecionar a startup que melhor conseguir desenvolver forma de simplificar as viagens para os clientes ou fornecedores que utilizam sistemas de localização.
_ Smart Mobility: Em parceria com a Telefónica, esta categoria inclui projetos que melhoram a qualidade das viagens e facilitam a mobilidade dos utilizadores através de qualquer sistema de transporte. O objetivo é reduzir os custos económicos, ambientais e de tempo.
_ Smart Destinations: Com a colaboração do Distrito Digital de Valência, serão identificadas soluções para melhorar a sustentabilidade e a rentabilidade dos destinos nas perspetivas económica, ambiental e sociocultural.
_ Disruptive Hospitality: Intu Costa del Sol analisará as empresas que contribuem para otimizar a experiência total dos viajantes, combinando as melhores soluções no mundo do comércio a retalho, dos centros comerciais, dos alimentos, do lazer e dos hotéis, de modo a que, através de serviços personalizados e da conectividade digital, todas as viagens possam ser tão eficientes e eficazes quanto possível.
_ Rural Development: A Globalia colocará uma tónica especial nas zonas rurais, com o objetivo de transferir conhecimentos e inovação e melhorar a sua viabilidade e competitividade. Com o objetivo geral de promover a transição para uma economia cada vez mais hipocarbónica, esta categoria também procura empresas dedicadas à gestão dos riscos e ao bem-estar dos animais, bem como à recuperação, preservação e melhoria dos ecossistemas.
_ Innovative tourism solutions: O Turismo de Portugal irá apresentar um prémio para o melhor projeto de inovação fora das categorias acima referidas.
// Finalistas por categoria:
_ Deep Tech:
Klustera (México)
TravelX (Índia/EUA)
_ Smart Mobility:
Eccocar (Espanha)
Zeleros (Espanha)
_ Smart Destinations:
Road.Travel (Rússia)
Visualfy (Espanha)
_ Disruptive Hospitality:
Hackpacking (Perú)
Questo (Roménia)
_ Rural development:
i-likelocal (Holanda)
Rutopia (México)
_ Innovative tourism solutions:
_ Sustainability:
Adventure Junkies (Austrália)
La Voyageuse (França)
Pikala (Marrocos)