De 2 a 5 de outubro, Sagres volta a acolher o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres. Esta é a 16.ª edição e o maior evento de birdwatching que tem lugar em Portugal. Sagres é um local de enorme diversidade e riqueza paisagística e, nesta época do ano, o principal ponto de passagem em Portugal para as aves migradoras que rumam às terras quentes de África.
O
programa é composto por um leque diversificado de propostas de saídas de campo, tais como passeios de barco, minicursos temáticos, palestras, ateliers de educação ambiental, sessões de anilhagem e de monitorização. Há, ainda, outras sugestões tais como caminhadas, cursos de fotografia, visitas guiadas históricas ou observação de golfinhos.
Este ano, a cabeça-de-cartaz do festival é o melro-azul (Monticola solitarius): elegante, misterioso e com um canto inconfundível. Sagres é o melhor local do Algarve para observar esta ave que habita as escarpas e zonas rochosas, onde o brilho azul-acinzentado do macho se destaca na paisagem.