A 7.ª Conferência Anual da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP) terá lugar na Lousã, a 22 novembro, com o tema “Territórios do Interior: Bem Comum, Responsabilidade Partilhada”, e visa discutir iniciativas que melhorem a qualidade dos territórios, da arquitetura e da paisagem, com destaque para as áreas do interior de Portugal.
Entre os temas abordados estão a biodiversidade, o ordenamento do território, o património cultural e natural, a descarbonização da economia e a participação das comunidades para garantir segurança, saúde e bem-estar.
O Turismo de Portugal marca presença com uma apresentação de Leonor Picão, Diretora Coordenadora de Recursos e Oferta, subordinada ao tema Turismo e Paisagem em territórios do interior. A conferência termina com uma visita às Aldeias da Serra da Lousã, projeto vencedor do Prémio Nacional da Paisagem de 2022.
O encontro anual é promovido pela Direção-Geral do Território, o Património Cultural, I.P., a Ordem dos Arquitetos e a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas, entidades que integram a Comissão de Acompanhamento da Arquitetura e Paisagem (CAAP), cujo objetivo é apoiar a implementação da PNAP e elaborar o relatório anual de progresso.
Aprovada em 2015, pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 45, a PNAP visa a valorização da arquitetura, da paisagem e do património cultural para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos, promovendo o desenvolvimento sustentável. A PNAP reconhece a importância da arquitetura e da paisagem, bem como o seu impacto na educação, inclusão social e sustentabilidade.
A participação é livre, mas sujeita a inscrição obrigatória.