A Direção Geral de Turismo de Espanha e a Associação de Educação Ambiental e do Consumidor (ADEAC), em colaboração com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE — Portugal), organizam o I Congresso Ibérico Bandeira Azul em praias do Interior (I Congreso Ibérico Bandera Azul en Playas Continentales), a realizar-se em Mérida, Espanha, nos dias 23 e 24 de maio. Contará com a participação de entidades públicas e empresas de Espanha e Portugal.
O objetivo é trocar experiências relacionadas com a implementação do programa Bandeira Azul em praias do interior. Sendo Portugal uma referência mundial, pois ocupa o 2.º lugar da lista de países com Bandeira Azul neste tipo de praia, é imprescindível dar a conhecer esta realidade, tendo em vista a dinamização e a promoção do potencial turístico no que diz respeito ao turismo aquático.
Este congresso faz parte das diversas ações que a Direção-Geral do Turismo de Espanha realiza desde 2016 com o objetivo de posicionar a Estremadura como destino de água interior e promover o desenvolvimento do Programa Bandeira Azul nesta região. Dentre as várias ações inclui-se o desenvolvimento do produto turístico prioritário "Extremadura é água".
Esta iniciativa inclui no seu programa diversas temáticas, sendo os participantes desafiados a partilhar experiências e dar a conhecer projetos implementados e processos de gestão no terreno.
Participam no Congresso três municípios portugueses: Macedo de Cavaleiros, Góis e Mértola. A ABAE participa com a apresentação do estudo piloto sobre os benefícios económicos, socias e ambientais da Bandeira Azul nas comunidades onde foi implementado intitulado “O Lado Verde da Bandeira Azul”.
Durante esta 1.ª edição será apresentada a 2.ª edição deste
Congresso Ibérico que terá lugar em Portugal, nos dias 20 e 21 abril 2023.