Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

NEST cria laboratório de ideias para a indústria turística nacional na escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal

Inovação

22.12.2020

​O Future Labs é um projeto do NEST - Centro de Inovação do Turismo, desenvolvido em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, tornando-se numa referência nacional para a inovação no setor . 

É um espaço aberto a startups ou entidades que queiram desenvolver produtos e serviços através da experimentação em ambiente real e contribuir para a inovação do turismo português na área hoteleira e complementares. Entre os primeiros a participar  estão a ADENE, Acessible Portugal e Dotesfera, Mastercard, Microsoft e o Turismo de Portugal.
 
O objetivo do NEST é que estes pilotos de inovação deem origem a Minimum Viable Products (MVPs) com foco em quatro áreas prioritárias: sustentabilidade e eficiência operacional de recursos (energia, água, resíduos e desperdício F&B), seamless experience de hóspedes e clientes, recolha de big data e na personalização de experiências. Desta forma, pretende-se concretizar soluções tecnológicas que melhorem a satisfação do cliente final, maximizem vendas diretas, melhorem o marketing de conteúdos e rentabilizem os recursos dos hotéis. Os resultados dos projetos já em curso serão tornados públicos através de relatórios e casos práticos que comprovem os conhecimentos adquiridos e a inovação desenvolvida.
 
São já quatro os projetos que começaram a ser desenvolvidos ainda em 2020 e que visam explorar e melhorar os vários aspetos da hotelaria em Portugal. A acessibilidade e o atendimento inclusivos serão trabalhados através da criação de uma web app para capacitação do staff no ramo hoteleiro, em parceria com o Turismo de Portugal, a Accessible Portugal e a Pipecodes. 
 
Aspetos relativos à sustentabilidade serão abordados através de soluções e tecnologias para a gestão eficaz da água e energia nos hotéis, nomeadamente da ferramenta Eart da Phyen, o projeto vencedor do prémio Especial Turismo by NEST, nos prémios AQUA+ da ADENE. O piloto com a colaboração da Mastercard tem foco numa experiência seamless e touchless de check-in/check-out dos hóspedes, permitindo ao sector hoteleiro e serviços complementares proporcionar ao turista segurança e confiança nas suas viagens. Por último, o tema da Big Data será desenvolvido em conjunto com a Microsoft e pela NOS, com o objetivo de captar e tratar dados dos turistas a partir da sua estadia no 11 Hotel School, possibilitando a personalização e encaminhamento para as atividades e equipamentos culturais da região de Setúbal.
 
A Cyango, a grande vencedora do programa Tourism Solutions Now! - programa criado pelo NEST, em parceria com a Startup Lisboa, para encontrar respostas aos desafios do setor do turismo, é também uma das soluções incluídas no Future Labs com a aplicação do seu software para a criação de visitas virtuais no site do hotel (11 Hotel School). Assim, pretende potenciar as reservas diretas no hotel, através do seu storytelling para unidades de alojamento.
 
A aprendizagem advinda destes pilotos, será uma alavanca de conhecimento para o setor do turismo em Portugal e todo o seu tecido empresarial, assim como de oportunidades de formação para quem no futuro irá trabalhar e liderar na área do turismo.

  • Inovação
  • Empreendedorismo
  • NEST
  • Turismo
  • Turismo de Portugal
  • Escolas Turismo de Portugal
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image