Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Qualidade

Qualidade e sustentabilidade

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A qualidade é um conceito transversal às várias áreas do turismo. O Turismo de Portugal, enquanto Autoridade Turística Nacional, em articulação com o Instituto Português da Qualidade (IPQ), tem, neste âmbito, um papel fundamental, no sentido de apoiar e enquadrar as iniciativas do setor privado.

A relevância desta temática tem justificado o desenvolvimento de iniciativas que promovem a qualidade no turismo, nomeadamente através da participação ativa na definição de referenciais de qualidade para destinos, produtos, organizações e serviços turísticos, visando contribuir para posicionar Portugal como destino de excelência.

No âmbito do Sistema Português da Qualidade foi criada a Comissão Técnica de Normalização para o Turismo - CT 144, a quem cabe definir os referenciais de qualidade para as atividades turísticas no domínio das instalações e serviços.

A CT 144 integra duas vertentes:
_ Reproduz os grupos de trabalho (WG) existentes no âmbito do TC 228 – Tourism and Related Services da International Organization for Standardization (ISO)
_ Promove o desenvolvimento de normas nacionais e a reflexão de um conjunto de temas de relevo para o Turismo em Portugal.

Atualmente integra 11 subcomissões, sendo que algumas delas desenvolvem, exclusivamente, o acompanhamento dos trabalhos a nível internacional, no âmbito da ISO/TC 228 – Tourism and related services, através dos respetivos working groups sobre Recreational diving services,  Spa services, Tourism information, Beaches, Natural protected areas, Adventure tourism, Environmentally friendly accommodation establishments, Yacht harbors, Industrial tourism e Volunteer tourism.

A Comissão Técnica CT 144 – Serviços Turísticos, recebeu, o Prémio Normalização 2014, implementado pelo IPQ. Este prémio visa reconhecer, anualmente, a Comissão Técnica (CT) que se distingue pelo seu especial contributo para o desenvolvimento e promoção da Normalização Portuguesa, associado a um exemplo de Boas Práticas e evidenciando o cumprimento das Regras e Procedimentos da Normalização Portuguesa. 

A Comissão Técnica 144 integra todas as associações empresariais do sector, técnicos e peritos de referência, bem como a generalidade das entidades públicas com competências na atividade turística.

O Turismo de Portugal participa regularmente na Assembleia Plenária do Comité Técnico da International Organization for Standardization, TC 228/ISO – Tourism and related services, bem como nas respetivas reuniões dos grupos de trabalho. ​​​​​
  • Qualidade
  • International Organization for Standardization
  • Instituto Português da Qualidade
  • Turismo de Portugal
  • CT 144 – Serviços Turísticos
  • Normalização
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image