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Normas de qualidade

Qualidade e sustentabilidade

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​No âmbito do Sistema Português da Qualidade a Comissão Técnica de Normalização para o Turismo - CT 144, gerida pelo Turismo de Portugal, tem como missão definir os referenciais de qualidade para as atividades turísticas no domínio das instalações e serviços.

A International Organization for Standardization (ISO) editou normas de qualidade cuja elaboração contou com a participação da CT 144.

Em 2014 foram publicadas normas relativas às seguintes sub-comissões:

_ SC_1 Mergulho (WG_1 Recreational Diving Services)
_ SC_3 Informação Turística (WG_3 Tourism Information)
_ SC_6 Turismo de Natureza e Outdoor (WG_7 Adventure Tourism)

A ISO 24801: 2014 - Serviços de Mergulho Recreativo - Requisitos para os praticantes e a ISO 24802:2014 - Serviços de Mergulho Recreativo - Requisitos para os instrutores são duas normas que têm como objetivo definir referenciais normativos aplicáveis aos diferentes níveis de mergulho e em particular à formação de mergulhadores de recreio e de instrutores de mergulho.

A norma ISO 24801:2014, que trata os requisitos para a formação de mergulhadores de recreio, está dividida em três documentos que englobam o mergulhador acompanhado, o mergulhador autónomo e o instrutor de mergulho.

Por sua vez, a norma ISO 24802:2014, dividida em dois documentos referentes ao nível 1 e 2, versa os requisitos para a formação de instrutores de mergulho e respetivo perfil de competências dos mesmos.

A norma ISO 14785: 2014 - Postos de Informação Turística - Requisitos, diz respeito aos postos de informação turística enquanto pontos essenciais de contacto e de apoio aos turist​as, sendo a qualidade do serviço prestado e da informação fornecida determinante na formação da experiência do visitante. O principal objetivo desta norma é garantir um nível de serviço consistente nos postos de informação turística, independentemente do seu tipo ou dimensão e do destino turístico. Neste documento podem ser encontradas orientações sobre as melhores práticas na prestação de serviços (receção de visitantes, informação turística, atividades comerciais, comunicação e promoção), recursos (humanos, infraestruturas, equipamentos, tecnologias da comunicação), bem como informação sobre direito dos consumidores, responsabilidade ambiental, acessibilidade, entre outros.

A norma ISO 21103:2014 Turismo de Aventura – Informação destinada aos participantes, enquadra atividades de Turismo de Aventura que se traduzem em desafios, que trazem aos participantes satisfação mas simultaneamente envolvem uma série de riscos inerentes à sua prática. O principal objetivo desta norma é garantir aos participantes a informação sobre todas as especificidades das atividades em causa, bem como dos riscos envolvidos, antes, durante e após a prestação do serviço. Esta norma permite, ainda, que as entidades organizadoras das atividades de Turismo de Aventura possam regular os serviços prestados segundo padrões de exigência elevados que se traduzirão na melhoria daquele serviço.

O Instituto Português da Qualidade (IPQ), Organismo Nacional da Normalização, entidade que tem por missão a coordenação do Sistema Português da Qualidade publicou várias normas de qualidade em turismo, que também contaram com a participação do Turismo de Portugal na sua elaboração.


Estas normas nacionais são adquiridas junto do IPQ que também disponibiliza informação adicional sobre normalização.

A atividade de acreditação é da responsabilidade do Instituto Português de Acreditação (IPAC) e consiste na avaliação e reconhecimento da competência técnica de entidades para efetuar atividades específicas de avaliação da conformidade. O IPAC identifica as entidades acreditadas para eventual certificação segundo as Normas em causa.​​

  • Qualidade
  • Normalização
  • Certificação
  • Acreditação
  • Norma ISO
  • Norma portuguesa
  • CT 144 – Serviços Turísticos
  • Turismo de aventura
  • Informação turística
  • Mergulho
  • Turismo de habitação
  • Turismo de natureza
  • Turismo acessível
  • Animação turística
  • Hotelaria
  • Turismo de Portugal
  • International Organization for Standardization
  • Instituto Português da Qualidade
  • Instituto Português de Acreditação
  • Turismo no espaço rural
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