Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Mosteiro do Leitão - Restaurante para todos

Turismo acessível

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O Restaurante Mosteiro do Leitão (Batalha) comprometeu-se a ser um restaurante para todos, apostando na comunicação inclusiva e acessível, procurando atender as necessidades de todos os seus clientes, independentemente das suas necessidades físicas, intelectuais ou cognitivas, sejam elas temporárias ou crónicas.

Com uma oferta tão variada na área da restauração, este restaurante percebeu que a sua competitividade e diferenciação teria que passar pela acessibilidade e pelo desenvolvimento de modelos de comunicação alternativos e inovadores.

Nesse sentido, foi realizada uma remodelação total do restaurante, tornando os espaços amplos, com mobiliário de design inclusivo. A inovação passou também pelo repensar do serviço e na forma como comunicavam com os clientes. Para além das melhorias ao nível das infraestruturas (nivelamento do piso, pavimento antiderrapante, instalações sanitárias adaptadas, etc.), foi desenvolvida uma parceria com a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), com vista à disponibilização de ementas em braille, onde os clientes com deficiência visual podem ler a ementa de forma autónoma. Além disso, todas as outras ementas são pictográficas e acessíveis a todos os clientes, uma vez que a imagem tem uma interpretação universal. ​​Também o site do restaurante foi redesenhado, disponibilizando, para além do contraste e aumento de letra para clientes com dificuldades visuais, a áudio descrição e vídeos com intérprete de Língua Gestual Portuguesa. 

O Mosteiro do Leitão pretende ser ainda mais inovador e, no curto prazo, irá disponibilizar ementas digitais, que incluirão áudio e vídeo descrição, o que possibilitará o acesso às informações relativas aos pratos, às bebidas, às sobremesas e à equipa. Permitirá igualmente a avaliação qualitativa do restaurante por parte do cliente, avaliação essa que servirá como ferramenta de gestão para um maior conhecimento sobre os pontos fortes e as áreas a melhorar.​

Os colaboradores do Mosteiro do Leitão receberam formação na área do turismo inclusivo, para saberem lidar com os clientes que apresentem algum tipo de limitação motora, sensorial ou cognitiva.

De salientar, ainda, que apesar da mudança para novas instalações (terreno em frente à anterior localização, com capacidade para 710 pessoas), manteve-se a aposta na acessibilidade, tanto física como comunicacional, oferecendo aos clientes cartas em braille e em linguagem pictográfica (linguagem universal).

A aposta na acessibilidade resulta de uma parceria com o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), do Instituto Politécnico de Leiria, que promove a inclusão social da população com necessidades educativas especiais.

As ementas já são certificadas pelo Instituto e em breve o Mosteiro do Leitão pretende criar uma carta de vinhos em braille. Existe, igualmente, uma clara aposta na área da sustentabilidade ambiental, com a implementação de medidas para reduzir a utilização de sacos do lixo, aplicação de torneiras inovadoras, que permitem poupar água e papel para secar as mãos, e com o reforça da reciclagem.​​
​​​​​

  • Turismo acessível
  • Restaurante
  • Restauração
  • Centro
  • Casos de sucesso
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image