Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Equipa de Turismo - Holanda

Turismo de Portugal, IP

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O focus principal da equipa é a promoção do nosso país junto do trade e consumidor, bem como estabelecer a ponte entre o mercado e os seus principais players e o trade português, através de workshops, visitas educacionais e de imprensa a Portugal e visitas regulares no mercado.
Participamos na maior feira de Turismo, VAKANTIEBEURS, a qual decorre em Janeiro, na cidade de Utreque. As  Agências Regionais de Promoção Turística participam no KLM OPEN e nas feiras: 50+ e Fiets en Wandelbeurs.
A Delegação dispõe de um calendário​​​​ de feiras e férias escolares, bem como de contactos de agências de incentivos e de operadores com programas para Portugal. 

O Mercado

O Reino dos Países Baixos é composto de quatro países: os Países Baixos, Aruba, Curaçau e São Martinho. Têm uma população de 17 milhões de habitantes e é a 16ª maior economia do mundo, com um PIB per capita elevado classificando-se entre os primeiros 10 do mundo.
Em termos turísticos, é um mercado importante para o destino Portugal, é o 5º mercado em número de dormidas, 6º em receitas e 7º em hóspedes.
Estudos diversos demonstram que há uma mudança no comportamento dos holandeses no que respeita ao tipo de férias que praticam: menos dias de férias num único destino, mais férias repartidas, atividades com amigos e familiares. 
Tanto as férias curtas como as longas incluem atividades em família (avós com netos, tios com sobrinhos, etc.). Procuram experiências: viver, sentir, cheirar, provar e “mergulhar na cultura do país”. Daí ser importante “vendermos” aos operadores o que nos diferencia como, por exemplo, a nossa cultura, hospitalidade, atividades ar livre com destaque para as tradições locais.
O número de férias dos holandeses tem aumentado, situando-se em 36,7 milhões de viagens, das quais 19,1 milhões no estrangeiro.  O número. de férias curtas para o estrangeiro teve um aumento significativo: +700.000 férias e férias longas, +500.000 férias.

O Perfil do Turista
As principais regiões geradoras de turistas para o estrangeiro e para Portugal são oriundas da Randstad (províncias de Zuid e Noord Holland + Utrecht), onde se situam as 4 maiores cidades da Holanda: Amesterdão, Utreque, Haia e Roterdão.
As férias para os holandeses são uma necessidade básica, da qual não prescindem, optando, caso necessário,  por cortar noutro tipo de despesas.
Fatores importantes que influenciam a escolha do destino são o Clima, boa relação qualidade-preço, oferta com diversidade de atividades ao ar livre para as diversas faixas etárias, oferta em termos natureza e cultura.
Os holandeses que passam férias no estrangeiro são na maioria da Classe A(26%) e Bb(38%), 48% famílias sem​ filhos, 15% famílias com filho mais novo entre 6 e 12 anos, 13% famílias com filho mais novo entre 0-5 anos, 12% Single e 11% família com filho mais novo entre 13-17.

Oportunidades de Negócio / Tendências
O cliente neerlandês procura contacto com a população local, atividades e “novos” tipo de alojamento em Portugal: 
- alojamento com autenticidade: quartos em quintas/casas rusticas, hotéis de charme, vilas e apartamentos de luxo, 
- parques de campismo de luxo de 4 e 5 estrelas (glampingaccommodation) com animação e atividades,  
- alojamentos com atividades garantidas: percursos pedestres e de bicicleta, workshops culinários e produtos vitivinícolas, workshop língua Portuguesa, pintura, golfe, birdwatching, cruzeiros (rios) e outros.
Destaque para o aumento da procura em segmentos de turismo ativo e de natureza.
É cada vez mais frequente os operadores turísticos apresentarem as suas programações através da internet. 

Como atuar no Mercado
Nos Países Baixos, as reuniões são previamente marcadas, de preferência por e-mail e com confirmação telefónica. O costume local exige que se apresente ao telefone: o seu nome (sem titulo académico) e o da sua empresa.
Antes da reunião, convém enviar o manual de vendas ao potencial parceiro.
Estes chegam sempre com antecedência para qualquer reunião (+/-10 minutos). Os almoços são leves e rápidos, em 30 minutos. Não consomem álcool ao almoço.
O seu contacto sabe que pretende fazer um negócio, por isso espera de si uma abordagem clara e direta “to the Point”
Para demonstrar a sua intenção de negócio, um follow up profissional é muito importante e aprecia​​do. Se ficou de dar alguma resposta ou de enviar alguma informação, mande um email, assim que chegar, a informar que está a tratar do assunto. 
Palavras “mágicas” para os holandeses: “desconto” e “grátis”. Quando apresentar uma oferta, brinque com estas 2 palavras. Seja criativo!
O profissionalismo, resposta rápida, pontualidade e flexibilidade são essenciais.

Equipa de Turismo

Florbela Baltazar - Gestora de Produto
florbela.baltazar@turismodeportugal.pt
Tel.: 0031703111002​

Localização
HOLANDA – Haia
Portugees Verkeersbureau
Zeestraat 74
2518 AD Den Haag – The Nederland
Tel.: 0031703281239
Coordenadas: 52°05'09.2"N 4°18'06.9"E
info.netherlands@turismodeportugal.pt
  • Equipas de Turismo no Estrangeiro
  • Holanda
  • Haia (Holanda)
  • Internacionalização
  • Promoção turística
  • Turismo de Portugal
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image