Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Equipa de Turismo - Bélgica

Turismo de Portugal, IP

A equipa ajuda as empresas a participar em feiras do trade, em eventos, workshops e outras ações, bem como  a encontrar canais de distribuição, conhecer o mercado e o turista.
Atua na promoção de Portugal enquanto destino turístico e na abordagem constante das instituições europeias, para salvaguarda dos interesses portugueses no domínio do turismo.
Estabelece a ponte entre o mercado e os seus principais players e o trade português, através de workshops, visitas educacionais e de imprensa a Portugal e visitas regulares no mercado. 
Existe um número significativo de feiras regionais, com algum interesse, contudo têm sido concentrados esforços na feira Fiets en Wandelbeurs, para a promoção de Portugal enquanto destino de turismo ativo.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O Mercado​

A Bélgica é um pequeno mercado europeu, constituindo, atualmente, o 10° mercado emissor para Portugal. 
País profundamente dividido por razões históricas, as línguas são na Bélgica importante fator de diferenciação, tendo o país 3 idiomas oficiais: neerlandês, francês e alemão. Cerca de 59% da população fala neerlandês, na Flandres e na região de Bruxelas-Capital. O francês é falado por cerca de 40% da população, na Valónia e na região de Bruxelas-Capital. O alemão é falado, por apenas 1% da população, na zona de fronteira com a Alemanha. 
País com elevado poder de compra e situação central na Europa, as viagens correspondem a uma necessidade básica da população, com cerca de 25 milhões de viagens anuais ao estrangeiro.

O Perfil do Turista
Os belgas viajam muito, quer seja em férias quer em negócios. 
A Europa é o principal destino das férias dos belgas, com especial destaque para França, Espanha, Holanda, Alemanha e Itália. Estes procuram essencialmente o bom tempo, uma boa relação qualidade-preço e destinos com variedade de escolhas em termos de visitas culturais e atividades ao ar livre.

Oportunidades de Negócio / Tendências
O mercado belga continua a preferir um período de férias longo, no Verão, e vários períodos curtos, frequentemente, em visitas a cidades (City-Breaks). 
Cresce o número de viagens curtas apenas para se estar junto com familiares e amigos, de preferência desenvolvendo actividades de lazer ao ar livre (passeios a pé e de bicicleta, eventos desportivos e culturais).

Como abordar o mercado
As línguas constituem um elemento essencial a ter em conta na abordagem do mercado, sendo os belgas muito sensíveis a esta questão. 
São, no entanto, um povo latino com facilidade de interação com os portugueses. Almoços e jantares de negócios são correntes. Profissionalismo, resposta atempada, pontualidade e flexibilidade são essenciais.​

Equipa de Turismo

João Rodeia - Gestor de Produto
​joao.rodeia@turismodeportugal.pt
Tel.: 003222864339

​Joana Pinto Coelho – Gestora de Produto
joana.pintocoelho@turismodeportugal.pt
Tel.: 003222864337

Localização
BÉLGICA – Bruxelas
Turismo de Portugal
Avenue de Cortenbergh 12 Kortenberglaan
B - 1040 Bruxelles/Brussel – Bélgique/België
Tel: 003222864339
Coordenadas: 50° 50' 34.90" N | 4° 23' 7.52" E​
Info.Belgium@turismodeportugal.pt

  • Equipas de Turismo no Estrangeiro
  • Bruxelas (Bélgica)
  • Bélgica
  • Turismo de Portugal
  • Internacionalização
  • Promoção turística
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image