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Norma Portuguesa ISO 21426-2022 – Estabelecimentos Termais requisitos de serviço

Qualidade

24.01.2023

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O Instituto Português da Qualidade (IPQ), organismo nacional da normalização, é a entidade que tem por missão a coordenação do Sistema Português da Qualidade. Publicou várias normas de qualidade em turismo que contaram com a participação do Turismo de Portugal na sua elaboração.

A Norma Portuguesa ISO 21426Estabelecimentos Termais requisitos de serviço, publicada a 15 de dezembro de 2022, ​​centra-se nos serviços de qualidade nos Estabelecimentos Termais, tendo em conta as suas águas minerais com propriedades terapêuticas e preventivas para a saúde. 

O reconhecimento da qualidade dos serviços dos Estabelecimentos Termais é particularmente relevante na afirmação da reputação de Portugal como destino de saúde e bem-estar, alicerçado na satisfação das expetativas dos clientes e na confiança na qualidade dos serviços prestados. Assim, o acompanhamento da ISO e a sua transposição para Norma Portuguesa foi assegurado pela Subcomissão 02 da Comissão Técnica CT 144 – Serviços Turísticos, na qual têm assento o Turismo de Portugal e a Associação das Termas de Portugal, com o objetivo de, a partir de agora, estimular a adesão das Termas a esta certificação. 

Os serviços de turismo de saúde e bem-estar estão entre os setores com mais rápido crescimento a nível mundial. A esta tendência não é alheia a evolução da procura associada à estrutura demográfica das sociedades ocidentais, mas também, a adoção de processos diferentes de acesso aos serviços, onde a decisão do cliente pesa na escolha do país para realizar os cuidados de saúde com base no preço dos mesmos, na proximidade geográfica e em afinidades culturais, linguísticas ou emocionais com o país de destino.  Portugal tem condições naturais e unidades de cuidados de saúde e bem-estar com potencial para desenvolver oferta diferenciada e captar mercados relevantes. Os Estabelecimentos Termais fazem parte desta cadeia de valor, na qual, a certificação da qualidade dos serviços reforça o propósito de qualificação diferenciada e reputação da oferta termal. 

​As normas nacionais são adquiridas junto do IPQ que também disponibiliza informação adicional sobre normalização.

A atividade de acreditação é da responsabilidade do Instituto Português de Acreditação (IPAC) e consiste na avaliação e reconhecimento da competência técnica de entidades para efetuar atividades específicas de avaliação da conformidade. O IPAC identifica as entidades acreditadas para eventual certificação segundo as normas em causa.

  • Qualidade
  • Normalização
  • Turismo
  • Acreditação
  • Norma ISO
  • Termalismo
  • Norma portuguesa
  • Certificação
  • CT 144 – Serviços Turísticos
  • Turismo de Portugal
  • International Organization for Standardization
  • Instituto Português da Qualidade
  • Instituto Português de Acreditação
  • 2022
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