Com o objetivo de premiar cidades da UE que desenvolvem práticas exemplares de turismo inteligente, a Comissão Europeia lança uma nova edição do concurso para a atribuição do título de Capital Europeia de Turismo Inteligente 2020.
Duas cidades que sejam detentoras das soluções mais inteligentes, inovadoras e abrangentes, nas quatro áreas abaixo mencionadas, serão distinguidas com o título de Capital Europeia de Turismo Inteligente 2020. Quatro cidades adicionais recebem Prémios Europeus de Turismo Inteligente por concretizações notáveis numa das categorias individuais abaixo indicadas.
Esta iniciativa valoriza as cidades concorrentes nas seguintes áreas:
_ Sustentabilidade – cidade que oferece uma experiência turística enriquecedora e personalizada através da valorização de recursos locais, ao mesmo tempo que respeita e envolve as comunidades locais;
_ Digitalização – cidade que implementa soluções inovadoras, inteligentes e abrangentes na área do turismo;
_ Património Cultural e Criatividade – cidade que usa o seu capital territorial, social e humano com vista ao crescimento do seu setor turístico, à prosperidade da cidade e à melhor qualidade de vida dos seus habitantes;
_ Acessibilidade – cidade que facilita o acesso aos serviços e produtos turísticos através do recurso às novas tecnologias, à interconexão e à interoperabilidade de serviços.
Como submeter uma candidatura:
_ O concurso está aberto a cidades da UE com uma população de mais de 100.000 habitantes. Nos países onde nenhuma cidade tenha mais de 100.000 habitantes, a maior cidade é elegível para se candidatar.
_ O tamanho da população deve ser verificado na base de dados do
EUROSTAT.
_ É necessário criar uma conta e fornecer detalhes de contato, enviar a inscrição e documentos de apoio (inclui a descrição da cidade enquanto destino turístico em geral e em cada categoria e, também, uma recomendação do Presidente da Câmara).
_ É necessário indicar como se tomou conhecimento da iniciativa.
Calendarização:
_ Abertura da fase de candidaturas: 26 fevereiro 2019
_ Prazo limite para apresentação de candidaturas: 10 maio 2019 (18h00 CET)
_ Anúncio das cidades finalistas: 8 outubro 2019:
_ Cerimónia de entrega de prémios e exposição em Helsínquia (Finlândia): 9 outubro 2019
As candidaturas da edição 2020 do prémio encerram a 10 de maio 2019.