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Norma Portuguesa 4523 - Turismo Acessível em Estabelecimentos Hoteleiros

Qualidade e sustentabilidade

​​​​​​​​​​​​​O Instituto Português da Qualidade (IPQ), organismo nacional da normalização, é a entidade que tem por missão a coordenação do Sistema Português da Qualidade. Publicou várias normas de qualidade em turismo que contaram com a participação do Turismo de Portugal na sua elaboração.​

A Norma Portuguesa 4523 - Turismo Acessível em Estabelecimentos Hoteleiros, publicada em 2014, tem por fim promover boas práticas de serviço em estabelecimentos hoteleiros, com vista a definir um referencial de qualidade em matéria de:

- atendimento inclusivo (da forma como os serviços são prestados)
- acessibilidade do meio físico (das condições materiais para a prestação do serviço)

A norma indica procedimentos que permitem aos estabelecimentos hoteleiros proporcionar idêntica qualidade de serviços, privilegiar a autonomia do utilizador e pugnar pela manutenção da dignidade individual.​

Estas normas nacionais são adquiridas junto do IPQ que também disponibiliza informação adicional sobre normalização.
A atividade de acreditação é da responsabilidade do Instituto Português de Acreditaç​ão (IPAC) e consiste na avaliação e reconhecimento da competência técnica de entidades para efetuar atividades específicas de avaliação da conformidade. O IPAC identifica as entidades acreditadas para eventual certificação segundo as Normas em causa.​
  • Qualidade
  • Normalização
  • Turismo
  • Turismo acessível
  • Acreditação
  • Norma ISO
  • Norma portuguesa
  • Certificação
  • CT 144 – Serviços Turísticos
  • Hotel
  • Hotelaria
  • Turismo de Portugal
  • International Organization for Standardization
  • Instituto Português da Qualidade
  • Instituto Português de Acreditação
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