O Turismo Industrial tem vindo a consolidar-se em Portugal através do incremento de uma oferta suportada em visitas a fábricas em laboração e a equipamentos museológicos ligados a antigos complexos industriais e saberes fazer, complementadas com diferentes experiências de contacto com os produtos e processos produtivos. São várias as empresas e também municípios de todo o país que dinamizam iniciativas de turismo industrial, contribuindo assim para um melhor conhecimento da produção nacional, distinta na tradição e na modernidade.
Esta oferta, ancorada nos territórios, permitirá reforçar a sua atratividade e captar marcado nacional e internacional ao longo de todo o ano.
Com o lançamento do Turismo Industrial - Programa de estruturação da oferta 2020, pretende-se dar um impulso à consolidação da rede de Turismo Industrial, acautelando as ações a desenvolver no âmbito dos Recursos, Produto e Promoção e Venda, assim como no modelo de gestão, o qual prevê a constituição do Grupo Dinamizador e a celebração de um Memorando de Entendimento entre os parceiros públicos e privados aderentes.
No âmbito dos Recursos, destaca-se o levantamento e caracterização dos recursos associados à indústria viva e património industrial; na estruturação do Produto, prevê-se atuar na capacitação dos agentes, na melhoria das condições de visitação, na implementação da certificação (Norma de Qualidade Turismo Industrial – NP 4556 – 2017) e na identificação de programas e circuitos para venda a turistas nacionais e internacionais.
Os projetos de valorização do turismo industrial, no âmbito da Rede, poderão recorrer a financiamento através de uma futura Linha de Apoio do programa Valorizar.
No âmbito da Promoção e Venda, o Plano prevê o lançamento de uma promoção da oferta em suportes digitais, bem como ações de promoção internacional.
No lançamento do Turismo Industrial - Programa de estruturação da oferta 2020, decorrido a 17 de janeiro de 2020, o Turismo de Portugal contou com a colaboração institucional do Município de São João da Madeira, através da sua unidade de Turismo Industrial.