O Programa Erasmus+ é o programa da União Europeia nos domínios da educação, formação, juventude e desporto para o período de 2014-2020. Estes setores podem dar uma contribuição importante para ajudar a enfrentar as mudanças socioeconómicas, os principais desafios que a Europa terá de enfrentar até ao final da década e apoiar a execução da Agenda Política Europeia para o crescimento, o emprego, a justiça social e a inclusão.
O Programa Erasmus+ contribui para:
_ os objetivos da Estratégia Europa 2020;
_ os objetivos do Quadro Estratégico para a Cooperação Europeia em Educação e Formação 2020;
_ o desenvolvimento sustentável de países parceiros no domínio do Ensino Superior;
_ os objetivos gerais do Quadro Renovado da Cooperação Europeia no setor da Juventude 2010-2018;
_ o objetivo de desenvolvimento da dimensão europeia no desporto, em particular no desporto de base;
_ a promoção dos valores europeus de acordo com o Tratado da União Europeia.
O Programa dispõe de 14.774 milhões de euros para o período 2014‑2020.
Destinatários do programa:
_ Jovens e adultos, estudantes, formandos, aprendizes/formandos, voluntários, professores, docentes, formadores, animadores de juventude e profissionais de organizações ativas nos domínios da educação, formação e juventude constituem os principais beneficiários do Programa. O Programa chega aos beneficiários através de organizações, instituições, organismos ou grupos que organizam atividades nos setores da educação, formação e juventude;
_ Organizações dos Estados-Membros da União Europeia (UE) e dos seguintes países - Antiga República Jugoslava da Macedónia, Islândia, Listenstaine, Noruega e Turquia - podem participar em todas as Ações do Programa Erasmus+. O Programa Erasmus+ tem uma forte dimensão internacional de cooperação com países parceiros.