O Prémio Capital Europeia de Turismo Inteligente (European Capital of Smart Tourism) é um programa lançado pela Comissão Europeia que premeia duas cidades europeias pelo desenvolvimento de práticas sustentáveis, inovadoras e inclusivas. Esta iniciativa tem como objetivo responder aos novos desafios de um setor em constante mudança, promovendo a dinamização de novas ferramentas, produtos e serviços digitais no apoiando a indústria local e criativa no desenvolvimento sustentável local.
Para além destas duas cidades escolhidas, outras quatro são premiadas com prémios nas seguintes áreas:
_ Sustentabilidade – cidade que oferece uma experiência turística enriquecedora e personalizada através da valorização de recursos locais, ao mesmo tempo que respeita e envolve as comunidades locais;
_ Digitalização – cidade que implementa soluções inovadoras, inteligentes e abrangentes na área do turismo;
_ Património Cultural e Criatividade – cidade que usa o seu capital territorial, social e humano com vista ao crescimento do seu setor turístico, à prosperidade da cidade e à melhor qualidade de vida dos seus habitantes;
_ Acessibilidade – cidade que facilita o acesso aos serviços e produtos turísticos através do recurso às novas tecnologias, à interconexão e à interoperabilidade de serviços.
Os vencedores do prémio recebem apoio especializado na área da comunicação e promoção do destino, um vídeo com vista à promoção do destino e da prática de turismo inteligente, para além de outras ajudas disponibilizadas pela União Europeia.
Ao premiar práticas exemplares de turismo inteligente, a União Europeia (UE) procura incentivar a inovação dos destinos turísticos, apoiar o turismo culturalmente diversificado e inclusivo e destacar a contribuição multifacetada do turismo para o desenvolvimento sustentável.
No ano de 2020, as cidades premiadas com o Prémio Capital Europeia de Turismo Inteligente foram Málaga (Espanha) e Gotemburgo (Suécia).
As outras cidades premiadas foram:
_ European Capital of Smart Tourism na área de Sustentabilidade – Gotemburgo (Suécia)
_ European Capital of Smart Tourism na área de Acessibilidade – Breda (Holanda)
_ European Capital of Smart Tourism na área de Digitalização – Liubliana (Eslóvenia)
_ European Capital of Smart Tourism na área de Herança cultural e criativa – Karlsruhe (Alemanha)
Como submeter uma candidatura:
_ O concurso está aberto a cidades da UE com uma população de mais de 100.000 habitantes. Nos países onde nenhuma cidade tenha mais de 100.000 habitantes, a maior cidade é elegível para se candidatar.
_ O tamanho da população deve ser verificado na base de dados do
EUROSTAT.
_ É necessário criar uma conta e fornecer detalhes de contato, enviar a inscrição e documentos de apoio (inclui a descrição da cidade enquanto destino turístico em geral e em cada categoria e, também, uma recomendação do Presidente da Câmara).
_ É necessário indicar como se tomou conhecimento da iniciativa.
Até ao momento, não existem inscrições abertas para o ano de 2021.