Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Convite à apresentação de propostas ao Prémio Capital Europeia da Inovação 2022 – candidaturas até 30 jun 2022

Financiamento e investimento

30.06.2022

​​​​​​O ecossistema urbano de inovação está a abrir-se para novos modelos de inovação e a envolver cidadãos. Um número cada vez maior de cidades está a atuar como centros para inovação e a executar iniciativas orientadas para os cidadãos no sentido de encontrar soluções para seus desafios sociais relevantes.

O domínio público é particularmente desafiado a encontrar maneiras eficazes de garantir a integração dessas práticas no processo de desenvolvimento urbano. Práticas bem-sucedidas são particularmente cruciais para aumentar a capacidade da cidade de atrair novos recursos, fundos e talentos para estimular o crescimento de inovações revolucionárias. Além disso, a colaboração e o fortalecimento das sinergias entre os ecossistemas de inovação impulsionam o desenvolvimento e a resiliência das cidades para enfrentar os desafios urbanos. 

Por esta razão, os Prémios Capital Europeia da Inovação vão reconhecer o papel das cidades como catalisadores do ecossistema de inovação local e estimular novas atividades destinadas a impulsionar a inovação revolucionária.

// Atividades elegíveis

Um prémio europeu para os ecossistemas das cidades mais inovadoras. O prémio visa dar visibilidade internacional às cidades que desenvolveram e implementaram políticas inovadoras; estabeleceram estruturas que impulsionam a inovação revolucionária; aumentaram a atratividade da cidade para investidores, indústria, empresas e talentos; ajudaram a abrir conexões e a fortalecer vínculos com outras cidades, promoveram a replicação das melhores práticas no campo da inovação e o maior envolvimento dos cidadãos no processo de tomada de decisão; e apoiaram a resiliência das cidades.

// Prémios
_ 1 vencedor: o 1º classificado será nomeado Capital Europeia da Inovação 2022 e receberá um prémio de 1 milhão de euros. O prémio é dedicado a reconhecer as práticas inovadoras da cidade vencedora, aumentar seu perfil internacional e aumentar sua capacidade como uma cidade modelo amplamente reconhecida para inovação urbana.
_ 2 cidades vice-campeãs: as duas primeiras cidades (2ª e 3ª classificadas) com as práticas de inovação mais disruptivas que levam a um impacto excecional receberão um prêmio de 100.000 euros cada.

// Quem se pode candidatar
Cidades localizadas num dos Estados-Membros da UE ou Países Associados ao Horizonte Europa, e para a categoria de Capital Europeia da Inovação, a cidade candidata deve ter uma população mínima de 250 000 habitantes.

// Orçamento
O orçamento disponível é de 1.200.000 Euros

// Prazo para candidatura

As candidaturas devem ser formalizadas até 30 jun 2022.


  • Aviso
  • Inovação
  • Cidades inteligentes
  • Europa
  • União Europeia
  • 2022
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image