Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Convite à apresentação de propostas para iniciativas locais no âmbito do Novo Bauhaus Europeu - candidaturas até 23 mai 2022

Financiamento e investimento

23.05.2022

​​​​​​​​​​​A Comissão Europeia lançou o convite para as autoridades públicas locais apresentarem projetos no âmbito da iniciativa New European Bauhaus.

​A New European Bauhaus (NEB) é uma iniciativa ambiental, económica e cultural que combina diversas áreas de conhecimento: design, sustentabilidade, acessibilidade e investimento com vista a tornar o Pacto Ecológico Europeu uma realidade na Europa.

Através desta chamada competitiva, procura-se incubar projetos transformadores e inspiradores baseados no local, que fomentem os três valores complementares da Nova Bauhaus Europeia na vida quotidiana, nos espaços de vivência e nas experiências:
_ Sustentabilidade – promover metas climáticas, circularidade, poluição zero e biodiversidade
_ Estética – aumentar a qualidade da experiência e o estilo além da funcionalidade
_ Inclusão – promover a valorização da diversidade e acessibilidade

// Áreas de ação
_ Renovação de edifícios e espaços públicos existentes num espírito de circularidade e neutralidade carbónica;
_ Preservação e transformação do património cultural;
_ Adaptação e transformação de edifícios para soluções de habitação a preços acessíveis;
_ Regeneração de espaços urbanos ou rurais.

// Benefícios da call
Os 20 projetos selecionados vão receber de apoio técnico de especialistas interdisciplinares através de um Programa de Assistência Técnica. Este apoio técnico terá a duração máxima de 75 dias. Não estão previstos apoios financeiros. Este Programa inclui:
_ Avaliação das necessidades: Os especialistas vão avaliar as necessidades específicas dos projetos selecionados e irão desenvolver planos de assistência técnica com suporte personalizado.
_ Serviços de apoio: Os especialistas vão fornecer desenvolvimento e planeamento de projetos de última geração, envolvimento de parceiros (por exemplo, mapeamento de partes interessadas, envolvimento do cidadão) e consultoria técnica (por exemplo, estimativas de custos, estratégias de financiamento, consultoria jurídica), de acordo com as necessidades identificadas.
_ Roteiro de implementação: Os especialistas vão apoiar a incubação do projeto por forma a definir um roteiro detalhado que orientará e possibilitará a implementação da ideia.

// Os projetos vencedores podem contar com
_ Metodologias e caixas de ferramentas com vista a combinar natureza, cultura, inclusão e arte no design de lugares e edifícios habitáveis;
_ Coordenadores de projetos e especialistas de alto nível com experiência em locais sustentáveis e no envolvimento das partes interessadas (por exemplo, métodos antropológicos digitalmente habilitados e baseados em dados);
_ Desenvolvimento de projetos com base nas melhores práticas locais, participativas, de planeamento e desenvolvimento de projetos.

As experiências dos projetos vencedores serão consolidadas em uma caixa de ferramentas para fornecer um plano e mais orientações para futuros projetos sobre como integrar os princípios do NEB.

// Quem pode candidatar-se?
Incentivamos especialmente as pequenas cidades e municípios de médio porte a apresentarem seus projetos. Por esta razão, este convite destina-se a autoridades locais abaixo do limiar de 100.000 habitantes e abre caminho para uma representação equilibrada de diferentes tipos de espaços e lugares em toda a UE.

// Requisitos
_ Âmbito geográfico: sede em Estado-Membro da UE;
_ Tipo de entidade candidata: autoridades públicas (por exemplo, cidades, vilas, distritos, condados), bem como aglomerações, grupos de municípios e áreas funcionais (incluindo áreas transfronteiriças) que possuem todas as competências necessárias para implementar o projeto apresentado proposta;
_ Dimensão das entidades candidatas: menos de 100.000 habitantes (dentro de um grupo, cada um dos municípios deve ter menos de 100.000 habitantes);
_ Tipo de projeto: ideias de projetos para reconverter a infraestrutura local existente ou o espaço público;

// Características do projeto
_ Abordar os três valores centrais da Nova Bauhaus Europeia – sustentabilidade, estética, inclusão;
_ Contribuir para pelo menos uma das quatro áreas de ação;
_ Exclusão do duplo financiamento: ainda não recebe apoio semelhante da UE;
_ Idioma: candidatura a submeter em inglês

// Candidaturas
Os concorrentes preenchem um formulário de inscrição on-line, onde devem incluir a documentação de apoio. O idioma é o inglês. 
As candidaturas estão abertas até 23 maio 2022, 17h00 CEST.

​​

  • Candidatura
  • Aviso
  • Financiamento
  • União Europeia
  • Programas, projetos e iniciativas
  • Concurso
  • 2022
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image