O Beta Shift é um programa internacional de ideação promovido pela Beta-i, com o apoio do Turismo de Portugal, no âmbito do Programa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism, uma das medidas do Plano de ação Reativar o Turismo | Construir o Futuro, criado para incentivar a retoma do setor do turismo nacional, com aposta na inovação que ajude as empresas e os destinos turísticos a tornarem-se mais responsáveis, mais sustentáveis e mais resilientes.
A segunda edição do programa decorre durante 2,5 dias, em formato digital e tem como objetivo estimular o ecossistema empreendedor em torno de projetos disruptivos aplicados ao turismo.
O Beta Shift dirige-se a ex-fundadores, cofundadores ou colaboradores de startups, recém-formados na área do turismo ou alumni das Escolas de Hotelaria e Turismo, Politécnicos e Universidades. O programa pretende selecionar 25 projetos e está estruturado para acelerar competências em empreendedorismo, trabalho em equipa, aceitação de desafios e predisposição para a mudança, desenvolvendo e implementando novas soluções ou modelos de negócio, desde a ideia até ao desenvolvimento do protótipo.
O programa conta ainda com a colaboração de stakeholders do turismo, tais como empresas relacionadas com a atividade turística, associações do setor e academia, na identificação dos desafios mais relevantes do turismo e na realização de mentoria aos empreendedores participantes.
// Fases do programa da edição 2021/2022:
_ Candidaturas: 26 abril a 25 maio
_ Fase de seleção: 26 a 30 maio
_ Ideação dos projetos: 3, 4 e 5 junho
_ Apresentação final: 5 junho