O SOL – Smart Open Lisboa é um programa internacional de inovação aberta, promovido pela Beta-i e que conta com o apoio do Turismo de Portugal, no contexto do programa FIT – Fostering Innovation in Tourism, que tem como objetivo dinamizar novos projetos disruptivos de base turística e estimular o ecossistema empreendedor.
O SOL – Smart Open Lisboa é um programa do município de Lisboa, focado na validação e integração de soluções inovadoras, desenhadas para melhorar a vida na cidade. O programa tem dois verticais, o primeiro vertical, SOL Green Capital, decorre entre julho de 2020 e março de 2021, e está alinhado com o programa Lisboa, Capital Verde Europeia 2020; o segundo vertical será divulgado em breve pelo promotor, e decorre entre novembro de 2020 e julho de 2021. Ao participar no programa, as startups têm oportunidade de desenvolver projetos-piloto com os parceiros do programa.
O SOL – Smart Open Lisboa, procura dar resposta aos seguintes desafios do FIT 2020/2021:
_ soluções sustentáveis;
_ melhores dados e insights;
_ seamless experience.
A estrutura do programa contempla para os dois verticais a realização de um bootcamp, a fase de piloto e, por fim, um demo day, para apresentação pública dos resultados a um conjunto de investidores, média, parceiros e outros convidados das indústrias abrangidas, incluindo o turismo.